Três novos equipamentos de fiscalização eletrônica começam a multar a partir desta terça-feira (6), em João Pessoa, segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).
A desativação do sistema de lombadas eletrônicas nas vias de João Pessoa aconteceu desde 30 de agosto em 49 pontos, após mudança de empresa de manutenção.
Desde 31 de outubro, os três equipamentos foram instalados – na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), Ruy Carneiro (próximo à Subestação da Energisa) e Sérgio Guerra (principal do bairro dos Bancários) -, mas até novembro ainda não estavam funcionando.
A partir desta terça-feira, esses tês equipamentos passarão a fiscalizar os condutores que excederem a velocidade máxima permitida da via, avançarem o sinal vermelho ou pararem sobre a faixa na mudança do sinal luminoso.
As infrações de avanço de sinal vermelho e faixa de pedestre serão fiscalizadas das 6h às 22h. Já as infrações de excesso de limite de velocidade serão fiscalizadas 24 horas.
“O monitoramento da velocidade agora será o dia todo e não apenas até as 22h, como ocorria anteriormente. Desta forma, a expectativa é de que possamos inibir as ocorrências de acidentes graves também durante a madrugada”, explica o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.
Até o final de dezembro, a expectativa da Semob é de que mais 11 novos equipamentos de fiscalização eletrônica sejam instalados na cidade. Entre os pontos que receberão os dispositivos estão: Avenida Presidente Castelo Branco (Castelo Branco), Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) e Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante (Ladeira do Cuiá).
Com os radares desativados, as câmeras que estão interligadas a eles também não funcionam para registrar o avanço ao limite de velocidade. Os equipamentos de fiscalização podem flagrar infrações de veículos que avançam em sinais vermelhos, excesso de velocidade e também monitoram faixas de pedestres.