No começo do ano, aumentam as expectativas para encontrar um emprego ou mudar do atual. Por isso, preparar-se para conquistar uma vaga pode ser uma grande oportunidade neste momento. “A primeira regra para quem procura emprego é estar com o currículo atualizado, seja com novos cursos, projetos voluntários ou outros aprendizados adquiridos durante o ano. Com a retomada da economia, estamos em um ótimo momento para mudanças profissionais”, afirma Tábata Silva, gerente do Empregos.com.br. Vejas dicas abaixo:
1- Realize cursos para aprimorar suas habilidades
Com o avanço da tecnologia, o acesso a vários conteúdos digitais, como filmes, livros e cursos, ficou mais fácil. Esses conteúdos online são oferecidos de forma gratuita ou com baixo custo por instituições como Sesi, LinkedIn, Fundação Bradesco, FGV e até mesmo a Universidade Harvard.
2- Destaque projetos e experiências
Projetos universitários, atividades extracurriculares, viagens a trabalho, intercâmbios ou experiências que achar interessante e que acrescentem nas atividades profissionais podem diferenciar seu currículo e gerar interesse entre os recrutadores.
3- Resuma sua experiência profissional
Organize suas experiências profissionais da mais recente para a mais antiga. Os recrutadores buscam a evolução profissional, por isso coloque-as nessa ordem. Se não houver experiências anteriores, cite cursos, atividades voluntárias e especifique os aprendizados que acumulou com essas vivências.
4 – Revise seu currículo
Antes de enviar o currículo para qualquer empresa, revise se tudo está escrito corretamente, sem erros de português, e se seus dados e informações estão de acordo.
5 – Mantenha o networking
A rede de contatos, também chamada de networking, pode ser considerada um dos pilares da busca por emprego. Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso. Isso faz com que as pessoas saibam que você está procurando emprego e lembrem do seu nome quando tiverem que indicar alguém para uma vaga. Então, atualize-se constantemente.
6 – Prepare-se para a entrevista
Sempre que for fazer uma entrevista, informe-se sobre as demandas e histórico da empresa. Quem mostra conhecimento sobre o local tem grande chance de destaque. Mostre à empresa que você está disposto a novos desafios e que vai se esforçar ao máximo, e dar o seu melhor. Seja autêntico, tenha clareza dos próprios talentos, dificuldades e objetivos, além de capacidade de saber ouvir: deixe o entrevistador falar.
7 – Atenção aos requisitos
Na hora de buscar vagas, concentre-se naquelas que você de fato pode ocupar por atender aos requisitos do cargo e da empresa. Quando você se inscreve para ofertas que correspondem às suas demandas, a sua jornada rumo a um novo emprego se torna muito assertiva. Vale lembrar que os profissionais devem estar preparados para as novas exigências do mercado, especialmente no que diz respeito a soft skills