Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) vai intensificar a fiscalização de materiais escolares no comércio paraibano na próxima semana. Trata-se da operação Volta às Aulas 2023. A informação é do superintendente do órgão, Arthur Galdino, que destacou a importância do trabalho que visa retirar do mercado produtos que não atendem aos requisitos do Inmetro e que oferecem potencial risco à saúde dos consumidores.
A operação especial Volta às Aulas 2023 do Imeq-PB será deflagrada na próxima segunda-feira (9), às 9h, na sede do órgão, em João Pessoa. Na ocasião, o superintendente Arthur Galdino dará as últimas orientações para as equipes de fiscalização que irão percorrer os principais centros urbanos do Estado: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Sapé, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Mamanguape, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Segundo o superintendente Arthur Galdino, dentre os produtos que devem ser vistoriados, durante a operação especial na Paraíba, destacam-se: canetas esferográficas, giz de cera, colas (líquidas e sólidas), lápis (preto ou grafite), marcadores de texto, corretores, lapiseiras, apontadores, entre outros. A expectativa é a de que mais 80 estabelecimentos que atuam no varejo e no atacado de venda de matérias escolares sejam visitados durante a semana da Operação Especial Volta às Aulas 2023.
Além disso, Arthur Galdino lembra que o trabalho de fiscalização realizado pelo Imeq-PB acontece durante todo o ano de forma sistemática ou a partir de demanda espontânea, quando os consumidores formalizam denúncias de possíveis irregularidades por meio da Ouvidoria do Imeq-PB, pelo telefone 0800-281-7411 ou pelo e-mail [email protected], além das visitas programas . “O Imeq-PB está sempre a postos para garantir a qualidade dos produtos para o cidadão ”, ressaltou o superintendente.