A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, pelo terceiro fim de semana consecutivo, mais uma etapa da ação de verão para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As atividades preventivas acontecem nesta sexta (27), sábado (28) e domingo (29), no Largo de Tambaú, na orla da Capital.
As equipes da Vigilância em Saúde de João Pessoa estarão no local, no horário compreendido entre 15h e 21h, fazendo abordagens e levando orientações ao público, ofertando testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais; vacinação contra hepatites B e C e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e ainda realizando a distribuição de preservativos masculino e feminino.
Números – No primeiro final de semana da ação de verão, realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro no Largo de Tambaú, foram atendidas 163 pessoas e realizados 652 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Na ocasião foram distribuídos 1.950 preservativos. No tocante à imunização, foram aplicadas 153 doses da vacina contra a Covid-19, duas contra a influenza e mais 12 vacinas contra as hepatites virais, perfazendo um total de 167 doses.
No segundo final de semana, que compreendeu o período de 20 a 22 de janeiro, as equipes da SMS-JP atenderam um quantitativo de 198 pessoas, onde foram realizados 792 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Durante os três dias, foram distribuídos 864 preservativos. Com relação aos números da vacinação, a ação de verão imunizou 122 pessoas contra a Covid-19, sete doses da difteria e tétano e mais 10 vacinas contra as hepatites virais, somando um total de 139 doses.
Serviço – Além das ações desenvolvidas pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a rede municipal de saúde oferece os testes rápidos e orientações sobre ISTs nas unidades de saúde da família e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Para acesso ao serviço, o usuário deve ir até um dos locais e informar a intenção de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.
Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio CTA. Para ter acesso ao serviço, o indivíduo pode ser encaminhado pelas USFs ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.