Um total de 71 pessoas foram presas no período de carnaval na Paraíba. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22), através do boletim da Segurança pública. O informativo contabiliza toda atividade realizada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Ao menos 42 armas de fogo, que circulavam ilegalmente, foram apreendidas.
Os presos enquadram-se em crimes como roubos, furtos, crimes contra a vida, agressão, tráfico de drogas, entre outros. Quatro acusados já eram procurados, pois havia mandados expedidos pela Justiça. A atuação da PM aconteceu em cerca de 400 eventos realizados em 75 cidades do dia 9 a 22 de fevereiro.
Com relação a atuação dos bombeiros, foram registradas 14.140 intervenções. Destas, 18 buscas a crianças perdidas, 17 resgates aquáticos e oito combates e prevenção a incêndios. O trabalho também inclui fiscalizações e distribuição de orientações, que refletiram no alcance da marca de que a Paraíba chegou ao quinto ano sem ocorrências de afogamento com óbito durante o período carnavalesco.
Multas
O boletim também aflora a informação de que foram aplicados cerca de R$ 60 mil em multas pelo crime de poluição sonora, com aparelhos de som e ‘paredões’, nas cidades de Baía da Traição, Lucena, Cajazeiras , Pedras de Fogo, Catolé do Rocha, Coremas e Poço de José de Moura.
Também foram aplicados R$ 16 mil em penalidades por posse de aves silvestres, o que é proibido.
Veículos e procedimentos policiais
Quanto aos veículos, foram 40 recuperados e apreendidos pela PM nas ações do policiamento. A Polícia Civil ainda instaurou 211 procedimentos policiais entre os dias 17 e 21 de fevereiro. A maioria deles, 118 casos, faz referência a Autos de Prisão em Flagrante (APFs), realizados pelas forças de segurança em todo o estado.
Também no período foram instaurados 79 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), que apuram crimes e infrações de menor gravidade.
Lei Seca
A Operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi responsável por 599 abordagens, 623 testes de etilômetro (bafômetro) e 68 Autuações por Infrações de Trânsito (AITs) diversas.
Ao menos 24 veículos foram removidos aos pátios do Detran-PB. Um total de 85 condutores foram autuados por alcoolemia (Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB) e 60 CNH’s foram apreendidas.