A Paixão de Cristo é o espetáculo mais aguardado da Semana Santa e retrata a vida, morte e ressurreição de Jesus e o simbolismo desse acontecimento para os cristãos. João Pessoa tem, através da Fundação Cultural (Funjope), a encenação da ‘Paixão de Cristo – Um Musical de Vida’. A montagem será apresentada a partir desta quinta-feira (6), às 19h, no Adro do Centro Cultural São Francisco, Centro Histórico da Capital, e traz uma Maria negra interpretada pela atriz Érika Januza e Jesus sendo interpretado pelo ator Henri Castelli.
A ‘Paixão de Cristo – Um Musical de Vida’ terá apresentações na quinta-feira (6), com início às 19h, na sexta (7) e sábado (8), com duas apresentações, às 18h e 20h30, e no domingo (9), a partir das 19h.
O musical tem texto do ator e professor de teatro Everaldo Vasconcelos e direção geral de Edilson Alves. Além da participação do ator Henri Castelli e da atriz Érika Januza, a obra tem grande elenco que inclui os artistas locais Anna Raquel Apolinário, como Madalena; Dadá Venceslau, como João Batista; Adilson Lucena, que interpretará Caifás; e Ingrid Trigueiro, como Prócula. A peça ainda tem nomes como Dany Barbosa, Mika Barros, Nelson Alexandre e Vitor Blam na lista de 40 artistas locais selecionados em edital, e ainda o apoio de uma equipe técnica formada por mais de 40 profissionais.
Além dos atores e atrizes, a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, músicos locais e alunos bailarinos da Secretaria de Educação e Cultura do município (Sedec) vão compor o espetáculo. Durante a peça serão executadas oito músicas tradicionais religiosas.
Paixão de Cristo nos bairros
Os polos de Mangabeira, Valentina, Bancários, Ilha do Bispo, Geisel, Centro e Jardim Planalto vão receber encenações da Paixão de Cristo. Os espetáculos ‘Amor de Mãe’, ‘Paixão em Retalhos Itinerantes’, ‘Paixão de Cristo – Caminhos da Fé’, ‘Na Dor Transpassada Nasce a Salvação’, ‘A Ressurreição’, ‘Paixão de Cristo – Uma História de Amor e Fé’, ‘A Paixão de Cristo’, foram aprovados pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no edital de nº 60.004/2023, para concessão de incentivo à montagem dessas apresentações nos bairros.
Com a conclusão do edital, segue a preparação para a Paixão de Cristo com o espetáculo no Centro Cultural São Francisco e a encenação nos polos, que é uma forma de incentivar a produção de teatro nos bairros e ajudar a produção dos grupos de teatro a realizar o espetáculo, contribuindo, inclusive, na geração de trabalho e renda.
Confira o calendário de apresentações nos polos:
Amor de Mãe – de Felipe Gonçalves de Lima, será encenado no dia 06 de abril, às 19h30, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
A Paixão em Retalhos Itinerantes – de Naylane Cavalcanti dos Santos, acontece nos dias 06 e 07 de abril, às 19h, respectivamente na Praça do Valentina, Rua Félix Cahino, ao lado da Igreja Santíssima Trindade, e Quadra Comunitária do Timbó, nos Bancários.
Paixão de Cristo – Caminhos da Fé – da Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca), será apresentado no dia 07 de abril, às 10h, com saída da Praça do Índio Piragibe e caminhada pelas ruas da Ilha do Bispo.
Na Dor Transpassada Nasce a Salvação – de Geovânio Junio Vitorino da Costa, terá duas sessões, às 18h e 20h30, no dia 02 de abril, na Escola Municipal Fenelon Câmara, Rua Adauto Toledo, 157, bairro do Geisel.
A Ressurreição – de Juvinete de Lourdes Silva, acontece no dia 31 de março, às 19h30, no Parque Solon de Lucena.
Paixão de Cristo, Uma História de Amor e Fé – da Companhia de Teatro Soluar, será encenado nos dias 07 e 09 de abril, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Cidade Verde, em Mangabeira VIII, Avenida Coronel Calixto, s/n e Paróquia Cristo Rei, Mangabeira I, respectivamente.
A Paixão de Cristo – de José Gabriel da Silva Filho, será encenado no dia 07 de abril, às 19h30, e dia 09, às 20h30, na Igreja Virgem Mãe dos Pobres, Rua Compositor Rosil Cavalcante, 130, no Jardim Planalto.