A Prefeitura de João Pessoa adotou medidas se segurança, a partir desta quinta-feira (13), para coibir eventuais atos de violência em escolas da rede municipal de ensino. As novas regras acontecem em reação à série de boatos sobre a possibilidade de ataques a instituições de ensino. Apesar dos registros de violência em diversos estados do Brasil, não nenhum caso confirmado na capital paraibana.
Segundo a Secretaria de Educação, “a agência de inteligência das forças de segurança está monitorando as informações nas redes sociais, para identificar fake news. Assim, já se intensificaram, na capital paraibana, a ronda e o policiamento preventivo nas áreas escolares, com a ajuda, inclusive, da Guarda Municipal”.
Dentre as medidas anunciadas pela Prefeitura, estão:
- Manter os portões de acesso das unidades educacionais fechados durante o horário de funcionamento;
- Garantir a presença do vigilante na entrada de todas as unidades educacionais;
- Só permitir a entrada de pessoas estranhas nas dependências das unidades educacionais após identificação;
- Mobilizar todos(as) os(as) estudantes para que venham fardados(as) para as escolas;
- Implementar ou intensificar as ações de acolhida e escuta dos(as) estudantes mais fragilizados(as) emocionalmente;
- Orientar para que funcionários(as), estudantes e pais/responsáveis não compartilhem informações que possam causar insegurança no ambiente escolar;
- Potencializar as ações educativas sobre Cultura de Paz.
A Prefeitura pediu à população que “colabore no sentido de restituir a tranquilidade do cotidiano escolar, redobrando os cuidados, orientando os pais de crianças e adolescentes, e seus responsáveis no que diz respeito à supervisão do uso de eletroeletrônicos, do material escolar, com abertura para o diálogo e a parceria com a equipe pedagógica e a gestão”.
“Temos certeza de que este período tumultuado em breve terá fim e que poderemos dar continuidade aos nossos trabalhos com alegria e entusiasmo. Façamos, cada um e cada uma de nós a nossa parte”, conclui a nota assinada pela secretária América Castro.
Com Mais PB