João Pessoa amanheceu sob fortes chuvas nesta sexta-feira (9). Desde a noite dessa quinta-feira (8) foi registrado um volume superior a 100 milímetros de chuva na cidade, segundo a Defesa Civil, o que provocou vários pontos de alagamento em avenidas e ruas.
De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana, estão alagados: o cruzamento das avenidas Pedro II x Coremas; a avenida Sanhauá, em frente à CBTU; avenida Hilton Souto Maior, na lateral do supermercado Super Fácil; avenida Sérgio Guerra, na altura do Equilíbrio do Ser; Rua Valdemar Nazeazeno, no Geisel; Rua Edivaldo Bezerra C. Pinho, a rua da mata no Cabo Branco e a Rua Maria Elizabeth, também no Cabo Branco.
“O monitoramento dos rios e barreiras, especialmente, tem sido feito periodicamente, através das visitas in loco. Em relação aos pontos críticos, podemos enumerar com precisão o São José, o Alto do Mateus, o Róger – Comunidade Terra do Nunca – e as comunidades ribeirinhas do Complexo Beira Rio, sem esquecer do Km 19, da BR 230”, enumerou o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.
A cidade está sob alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 10h de hoje.
De acordo com o órgão, as chuvas podem ser de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia mais com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais perigos.
A orientação é que o cidadão evite o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193.
Os municípios onde podem ser registradas chuvas mais intensas são: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu e Santa Rita.