A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) retorna às atividades após um recesso de quase 50 dias, nesta terça-feira (1º), em João Pessoa. Os deputados estaduais eleitos em 2022 estarão presentes no fórum durante a volta, mas a expectativa é de que essa participação física não seja algo constante.
Desde que a pandemia de Covid -19 atingiu o mundo todo, os trabalhos da ALPB passaram a ser remotos. Graças às medidas sanitárias e a vacinação em massa da população, as atividades presenciais puderam ser retomadas.
Os parlamentares, no entanto, aderiram ao sistema híbrido para as sessões: às vezes na Assembleia, outras ocasiões de forma remota. A Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa decidiu manter o formato. O deputado e presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), reforçou que esse cenário é melhor para evitar conflito de agendas e aumentar o número de participantes na sessão.
“Tem alguns momentos que alguns deputados precisam viajar para resolver algumas situações em Brasília, referente ao seu mandato. E lá, ele consegue arranjar um espaço para participar da sessão”, disse ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
“Então com essa sessão híbrida, o quórum tem ficado entre 28 e 30 parlamentares. Tem muitas sessões com 36 parlamentares, coisa que nunca aconteceu na assembleia”, revelou. “As sessões híbridas têm sido uma ferramenta que contribui para o debate”, reforçou.