Um prédio residencial, com 20 apartamentos, no bairro do Bessa, em João Pessoa, foi interditado pela Defesa Civil na última sexta-feira (7). As chuvas intensas registradas na capital, de 178,4 milímetros, podem ter contribuído para o comprometimento da estrutura do imóvel.
A Defesa Civil constatou comprometimento estrutural da laje do último andar. A laje e vigas do imóvel estavam com deformações aparentes, que oferecem risco de colapso.
Prédio em João Pessoa apresenta comprometimento estrutural e corre risco de desabamento. — Foto: Divulgação/Defesa Civil
“O imóvel apresenta problemas graves, como fissuras de um lado a outro da viga e deformação da laje, o que compromete a sua estrutura. Infelizmente tivemos que interditá-lo devido ao risco de desabamento”, explicou Renato Lins, diretor de Operações da Defesa Civil.
Ainda de acordo com Renato Lins, as chuvas podem ter contribuido, porque houve infiltração. “Devido ao volume de chuvas acumulada na laje, causando o risco de colapso”, informou ao g1.
A maior parte das 20 famílias residentes seguiu as recomendações da Defesa Civil e deixou o imóvel. Já outras permaneceram ocupando o prédio mesmo sabendo dos riscos.
O prédio só pode ser desinterditado após apresentação de um laudo de integridade estrutural do prédio feito por um engenheiro. Porém Renato Lins alerta que os problemas devem ser corrigidos imediatamente, por risco de colapso progressivo, quando uma laje cai sobre a outra.
Laje e vigas do imóvel estavam com deformações aparentes, constata Defesa Civil de João Pessoa. — Foto: Divulgação/Defesa Civil