Uma operação para investigar atividades de jogos de azar e bingos sem autorização na Região Metropolitana de João Pessoa foi deflagrada na tarde desta terça-feira (5). Foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão para locais na capital, Santa Rita, Cabedelo e Lucena. A ação foi comandada por uma força-tarefa formada por Policia Civil, Ministério Público, Instituto de Polícia Científica, Secretaria da Fazenda e Polícia Militar. Durante a operação 15 pessoas foram presas por loteria ilegal.
De acordo com as investigações, a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) identificou diversos estabelecimentos comerciais com atividades ligadas a jogos, desenvolvidas sem qualquer autorização, controle e fiscalização do órgão.
Sem uma regulação, há suspeita de possíveis direcionamentos das máquinas para que seus clientes sejam ludibriados, com perdas financeiras certas. A operação foi deflagrada para conter os crimes e contravenções investigados.
Durante operação Manto foram apreendidas máquinas caça-níqueis em Tambaú, João Pessoa. — Foto: Hebert araújo/TV Cabo Branco
Em João Pessoa, as equipes visitaram locais nos bairros do Centro, Tambaú e Mangabeira. Em Tambaú, foram apreendidas várias máquinas caça-níqueis em um cassino clandestino.
O delegado Allan Terruel, responsável pelo caso, informou à TV Cabo Branco que 40 máquinas foram apreendidas e 15 pessoas forão detidas, e serão autuadas.
As pessoas detidas irão responder por loteria ilegal. E após a perícia do Instituto de Polícia Científica, o laudo poderá apontar como jogo de azar.
Ainda segundo o delgado, há uma expectativa de cerca de 100 máquinas serem apreendidas pelas equipes que seguem em operação.
A operação foi batizada de Manto. O nome tem relação com o deus do azar, que chamava atenção de suas vítimas através de jogos, assim, roubando suas almas.