O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quinta-feira (21), em entrevista à CNN, que o programa Voa Brasil deverá ser lançado na segunda quinzena de janeiro. O programa tem objetivo de diminuir o valor das passagens aéreas no Brasil.
“O governo do presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] tem trabalhado para a gente poder perseguir a redução do preço das passagens aéreas no Brasil”, disse o ministro, que assumiu a pasta em setembro deste ano.
Costa Filho também comentou sobre a falta de concorrência no mercado. “A gente tem trabalhado para ampliar novas companhias aéreas no Brasil”, disse.
Ele também levantou a possibilidade da vinda de mais empresas “low-cost” –que oferecem tarifas mais baratas.
Aumento no número de passageiros
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no ano passado, o país registrou 98 milhões de passageiros. Já este ano, a expectativa é que o número feche em cerca de 115 milhões –um crescimento de mais de 17%.
Até o fim do governo Lula, o ministro espera que o número aumente ainda mais. “Nestes próximos três anos, a expectativa é que o Brasil tenha mais de 130 milhões de passageiros”, disse.
Diálogo com o Planalto
Filiado ao Republicanos, Costa Filho ainda falou sobre a relação do seu partido com o governo após assumir o ministério.
“A gente tem trabalhado muito ao longo destes últimos meses para cada vez mais estreitar o diálogo do Republicanos com o governo federal”, afirmou.