Uma família de cerca de cinco pessoas ficou ilhada após o rompimento de um açude na comunidade Roçado, na zona rural do município de Conceição, no Sertão da Paraíba. Em Conceição, choveu durante toda a madrugada desta quinta (11), com registro de pelo menos 200 milímetros até o início da manhã, segundo a Defesa Civil do município. A prefeitura de Conceição decretou estado de calamidade pública e emergência.
Com o alto volume de chuvas que caiu sobre a região na madrugada, alguns açudes menores foram atingindo a capacidade máxima e rompendo, gerando um efeito dominó, até chegar no açude maior da região, o açude Roçado, que com o alto volume de água recebido do acumulado de outros açudes menores que romperam, não suportou e rompeu. O açude Roçado tem capacidade máxima de 798.969 metros cúbicos de água, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
O açude Roçado rompeu por volta das 7h desta quinta (11) e, com o rompimento, o rio na região bloqueou uma estrada de terra que dava acesso de uma família à cidade. Ilhados, uma família de cerca de cinco pessoas ficou sem acesso ao resto da comunidade.
Rikelson Lopes, morador da residência que ficou ilhada, disse à TV Paraíba que a casa ficou destruída, mas ninguém se feriu.
“Foi um susto, [minha família] escapou pela misericórdia. Perdeu tudo, não deu para salvar nada”, explicou Rikelson.
A comunidade Roçado tem cerca de 100 famílias e com o rompimento do açude houve diversas perdas materiais, pois essas famílias dependiam do reservatório para irrigação de plantações, abastecimento para os animais e consumo humano. Um dos moradores da comunidade, Manoel de Brito Filho, de 74 anos, explicou que ouviu o momento do rompimento da barragem e que poucos minutos depois toda a região estava alagada.
“Eu estava ouvindo o som do sangradouro, de repente o som de um trovão [momento do estouro do açude] e com cerca de dez minutos aqui já estava tudo coberto d’água. A gente dependia muito desse açude para sobreviver”, explicou Manoel.
A Prefeitura de Conceição forneceu alimento e água para a família que ficou ilhada. Rikelson, morador da residência, fez o recolhimento do alimento, pois foi instalada uma corda entre os lados do rio e o morador conseguiu fazer a travessia.
De acordo com a secretaria de agricultura de Conceição, está sendo feito um levantamento do prejuízo causado devido ao rompNovoimento do açude, e, inicialmente, identificou queima de bombas de água, queda de redes de energia, morte de animais e perda de plantio. O relatório será feito em até 8 dias e enviado à Defesa Civil de Conceição que irá tomar as devidas providências.
O presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, informou que o açude Roçado é municipal e de responsabilidade da Prefeitura de Conceição, que é o órgão que faz a inspeção de segurança.
“A gente já vem notificando a prefeitura há tempos para fazer uma recuperação nela e infelizmente não fomos atendidos, já foram feitos alertas e hoje, novamente, notificamos a prefeitura”, explicou o presidente da Aesa.
A prefeitura de Conceição explicou que não recebeu nenhuma notificação da Aesa, que não consta nenhuma notificação nos arquivos da prefeitura feita pelo órgão, e que, em nota técnica, o desmatamento das encostas do açude contribuíram para a erosão e, consequentemente, rompimento da barreira do açude.
Com G1