A rede social X, antigo Twitter, pode ser banida do Brasil a qualquer momento. No último sábado (6), Ellon Musk, dono da plataforma, postou uma série de ameaças contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O que diz o X?
Os posts de Musk criticam o comportamento de Alexandre de Moraes, alegando que as decisões relacionadas a banimento de contas e quebra de sigilo de alguns usuários, ordenadas pelo ministro, vão de encontro às regras da rede social. Musk também divulgou relatos de funcionários do X incomodados com as decisões impostas por Moraes.
Ainda no sábado (7), o bilionário ameaçou reativar contas anteriormente banidas da plataforma pelo judiciário brasileiro. A decisão beneficiaria diversos influencers bolsonaristas que foram acusados de propagar “fake news” no período eleitoral.
Por fim, Musk pede a reúncia ou impeachment de Alexandre de Moraes do cargo de ministro. De acordo com o bilionário, as decisões violam a constituição brasileira.
Ministro do STF responde
Em decisão divulgada na noite deste domingo (7), Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito contra Ellon Musk. O magistrado também informou que, caso a plataforma desbloqueie alguma conta, será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil por perfil desbloqueado.