Uma tradição que o nordestino não deixa de lado no período junino é a comida feita com milho verde. Bolo, pamonha, canjica, entre outras receitas. E com a proximidade dos festejos, os comerciantes que trabalham com essa matéria prima nos mercados públicos de João Pessoa já comemoram o aumento nas vendas.
Os espaços públicos são administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e funcionam em diversos bairros. No Mercado Central, o mais tradicional da cidade, por exemplo, a mão de milho – com 52 espigas – é vendida a partir de R$ 40.
De acordo com José Humberto, que trabalha vendendo milho verde há três anos, a procura pelo produto vem aumentando gradativamente e a expectativa para as vendas deste ano é a melhor possível. “Temos milho durante o ano todo, porque recebemos de vários produtores, não só da Paraíba, mas também de estados vizinhos. E agora com a proximidade do São João, a procura aumenta bastante”, disse.
O comerciante Alexandre Farias vende milho há 37 anos no Mercado Central. Ele disse que este ano a previsão é receber uma grande quantidade do produto para atender aos consumidores da Capital e até de cidades vizinhas. “Como recebemos o milho em grande quantidade, podemos fazer um preço melhor. Então, a procura aumenta”, afirmou.
A dona de casa Maria da Conceição já estava na feira para garantir o milho verde. Ela ressaltou que não pode faltar as comidas típicas na mesa e que a família mantém a tradição de consumir o produto não só no São João. “Todos os anos venho aqui no mercado e faço questão de escolher as espigas para fazermos pamonha e canjica, como aprendi com meus pais. É muito bom manter essa tradição”, afirmou.
Com Secom-JP