A Rede Paraíba de Comunicação realiza, na sexta-feira (7), o evento “Rede Paraíba nas Eleições”, que reunirá especialistas nacionais para debater os principais desafios e oportunidades em meio ao cenário das eleições municipais deste ano. O encontro, exclusivo para convidados, acontece a partir das 8h30, no Luzzco, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. São aguardados cerca de 250 participantes, entre autoridades políticas e do poder judiciário, empresários e jornalistas.
O ‘Rede Paraíba nas Eleições’ contará com a participação de quatro especialistas nacionais: Andréia Sadi, Erik Figueiredo, Bruno Teixeira de Paiva e George Marmelstein Lima, que abordarão temas fundamentais para o entendimento do cenário eleitoral e econômico do país, como as análises e interpretações das disputas pelo Brasil, até temas recentes, como o uso de inteligência artificial nas campanhas políticas.
“Nosso objetivo é proporcionar uma visão abrangente e qualificada sobre o cenário político e jurídico das eleições municipais de 2024. Queremos reunir opiniões diversas de experientes profissionais que são referência em suas áreas, com uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades que se apresentam aos municípios e os impactos nas próximas disputas de 2024 e 2026. O evento também promoverá momentos de networking e troca de experiências entre os presentes. Temos certeza que os debates promovidos durante o evento contribuirão para a formação de uma opinião pública mais informada e crítica sobre os processos eleitorais deste ano”, explica Tatiana Ramos, gerente de Conteúdo da Rede Paraíba.
Andréia Sadi: Cenário político-eleitoral em 2024
A jornalista Andréia Sadi, apresentadora da GloboNews, tem vasta experiência em cobertura política. Sadi abordará o tema “O Cenário Político-Eleitoral em 2024”, com uma análise aprofundada das expectativas e tendências para o próximo pleito em todo país, destacando os principais atores políticos, as coalizões partidárias e os possíveis impactos das eleições no contexto nacional.
Conhecida por sua habilidade em analisar cenários políticos complexos e por seu acesso a informações privilegiadas nos bastidores da política brasileira, Andréia Sadi trará impressões, análises e interpretação dos efeitos da polarização nas campanhas nacionais. Sua participação no evento é aguardada pelos participantes, que terão a oportunidade de obter insights valiosos sobre o panorama político que se desenha para 2024.
Erik Figueiredo: Desafios econômicos dos municípios brasileiros
Outro destaque do evento será Erik Figueiredo, economista, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e atual diretor do Instituto Mauro Borges (IMB). Figueiredo discutirá os “Desafios e Oportunidades Econômicas das Cidades”, trazendo uma visão econômica sobre o impacto das eleições nos municípios.
Em sua apresentação no “Rede Paraíba nas Eleições”, o especialista paraibano vai abordar importantes pontos sobre os desafios econômicos das cidades, adoção de políticas públicas, com foco nas oportunidades que municípios paraibanos e brasileiros têm na geração de fontes de receitas, para diminuir a dependência de repasses federais. Com sua experiência, ele explora temas como gestão fiscal, atração de investimentos, geração de empregos e políticas públicas. Sua experiência como ex-presidente do IPEA e diretor do IMB lhe confere uma perspectiva única sobre os desafios econômicos enfrentados pelos municípios e as oportunidades que podem surgir com as eleições de 2024.
George Marmelstein Lima e Bruno Teixeira de Paiva: Inteligência artificial nas campanhas
Uma parte importante do evento será dedicada à discussão sobre o uso de tecnologias avançadas no processo eleitoral, com uma palestra conjunta de George Marmelstein Lima, Juiz Federal e Juiz auxiliar da Corregedoria Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Bruno Teixeira de Paiva, Juiz Federal e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O tema abordado será “Inteligência Artificial nas Eleições de 2024”.
O uso de Inteligência Artificial (IA) nas campanhas políticas promete eficiência, mas também demanda regulamentações rigorosas para garantir a integridade do processo eleitoral e a confiança pública. Para as instituições, a principal preocupação é a disseminação de desinformação e a manipulação de dados eleitorais. Já os candidatos precisam adaptar suas estratégias de campanha para lidar com algoritmos de redes sociais e publicidade direcionada. Enquanto isso, na ponta, os eleitores podem enfrentar dificuldades em distinguir notícias verdadeiras de fake news, influenciando suas decisões de voto.
“A Rede Paraíba de Comunicação reafirma seu compromisso com a qualidade da informação e com a promoção de discussões que contribuam para o fortalecimento da democracia. Este evento também destaca a relevância de se preparar para as eleições de forma consciente e informada, considerando os múltiplos aspectos que influenciam o processo eleitoral”, afirma Laerte Cerqueira, editor geral de Jornalismo da Rede Paraíba.
Eleições 2024 na Rede Paraíba de Comunicação
O Projeto Eleições 2024 da Rede Paraíba de Comunicação marca o início da cobertura das disputas eleitorais pelo maior e mais importante grupo de comunicação do estado. Composto pelas TVs Cabo Branco e Paraíba (afiliadas Globo), G1 Paraíba, Jornal da Paraíba e rádios CBN João Pessoa e Campina Grande, o grupo promete uma cobertura abrangente e profunda.
Nos próximos meses, dezenas de profissionais irão conectar os eleitores às ideias, promessas e compromissos dos candidatos a prefeitos e vereadores. Com equipes espalhadas por todas as regiões do estado, a Rede Paraíba realizará eventos para informar, questionar, analisar e opinar sobre os fatos e decisões do processo eleitoral em seus canais de TV, rádios, portais de notícia e redes digitais.
O projeto inclui sabatinas, debates, entrevistas, análises diárias, conversas com especialistas e checagem de declarações dos candidatos a prefeito. O objetivo é proporcionar aos eleitores informações precisas e imparciais, fortalecendo a democracia e garantindo uma eleição transparente e justa.
com Jornal da Paraíba