O Movimento Esgotei realiza, neste sábado (11) a partir das 7h, uma mobilização no Busto de Tamandaré, no bairro de Tambaú em João Pessoa. A ação visa alertar sobre a poluição das praias e rios da capital paraibana, buscando envolver toda a população.
O evento incluirá a lavagem simbólica do Largo de Tambaú, em alusão à necessidade de preservação do meio ambiente. Dinarte Nóbrega, um dos organizadores da manifestação, destacou as principais reivindicações dos populares de João Pessoa.
“Chegou num estado, chegou num nível que não é mais aceitável, por isso o nome ‘esgotei’, não dá mais pra esperar, dado o nível de poluição que a gente tem hoje em nossas praias, que se transformaram num grande esgoto público”, diz Dinarte Nóbrega.
O último relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), dos 20 trechos analisados em João Pessoa, o único liberado para os banhistas é o Bessa II, localizado no final do Retão de Manaíra.
Nesta semana, o grupo do ‘Movimento Esgotei’ buscou o apoio do Ministério Público Federal, Estadual e da Sudema, e convocou os cidadãos para a manifestação do sábado.
“A gente tem um primeiro grande ato público no sábado, agora dia 11, às 7h da manhã no Busto de Tamandaré, vamos fazer a lavagem simbólica no Busto, que inclusive também está impróprio para banho na lista da Sudema, a gente escolheu justamente pela simbologia que ele tem e porque faz parte também do problema. Nós contamos com toda população de João Pessoa, porque não é uma pauta do movimento, é uma pauta de todo cidadão”, declarou Dinarte.