A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) duas operações apara cumprir mandados de busca e apreensão contra investigados por armazenamento de fotos e vídeos com abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Um mandato foi cumprido em São José de Piranhas e outro na cidade de Rio Tinto.
Na operação “Rescue 7”, em São José de Piranhas, foi reportada a ação de um usuário, que teria armazenado inúmeras imagens e vídeos envolvendo abuso sexual contra crianças e adolescentes. As investigações se iniciaram com a análise de cenas contidas em diversos vídeos encaminhados pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal.
O investigado pode responder por estupro de vulnerável e produção e armazenamento de pornografia infantil. As penas somadas podem chegar a 10 anos de prisão. A investigação segue em andamento para que se identifique possíveis vítimas e há quanto tempo o suspeito estaria cometendo os crimes.
O nome “Rescue” faz referência ao compromisso institucional da Polícia Federal em permanecer vigilante e sempre que possível resgatar crianças ou adolescentes que estejam envolvidos nos crimes de abuso sexual.
Investigação em Rio Tinto
Já na operação DISCOVERY 7, um homem de 44 anos, motorista de transporte alternativo, foi preso em flagrante por armazenar arquivos contendo imagens de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Os crimes investigados são os previstos nos arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, com penas que podem chegar até 10 anos e multa.
O nome da operação, descoberta em inglês, é uma alusão a atuação incessante dos policiais federais na busca por criminosos atuantes nessa modalidade delitiva que tantos prejuízos causam à sociedade.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.