Caio Bonfim fez história nas ruas de Paris nesta quinta-feira (1º) e terminou no pódio da primeira prova de atletismo da Olimpíada. O brasileiro conquistou a medalha de prata na marcha atlética de 20 km – sendo a primeira da história do país. Ele ficou atrás apenas de Daniel Pintado, do Equador, que ficou com o ouro.
A marcha atlética é uma modalidade esportiva realizada com movimentos técnicos específicos. O esporte, que consiste na caminhada rápida sem perder o contato constante com o solo, é um dos precursores dos Jogos Olímpicos.
Na prova de hoje, Bonfim começou com uma estratégia agressiva, buscando se deslocar do pelotão. Depois de algumas voltas, o brasileiro baixou o ritmo e ficou ao lado dos outros atletas. Faltando 3 km para o fim da prova, o atleta se desgarrou do pelotão novamente e conseguiu conquistar a segunda colocação. Seu tempo final foi de 1h19min09s.
Os brasileiros Max Batista e Matheus Corrêa, que também disputaram a marcha atlética de 20 km, terminaram em 28º e 39º lugar, respectivamente.
Com o resultado, Bonfim supera a conquista dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando ficou na 4ª posição – melhor marca do Brasil à época.