O governo pagou 53 viagens ao Ceará para o ex-senador Inácio Arruda, hoje secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social no MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Arruda é natural de Fortaleza e exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador —sempre pelo Ceará. Ele é filiado ao PC do B, mesmo partido da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
A maioria das viagens a serviço de Arruda ao Ceará tem o trecho de ida numa quinta-feira, e o de volta, numa segunda.
O ex-senador também cumpriu agendas em outros estados, mas o Ceará concentra 2 de cada 3 deslocamentos. No total, ele realizou 77 viagens desde o início do governo Lula (PT). Segundo o MCTI, todas foram a trabalho.
Dos 23 deslocamentos iniciados em uma quinta-feira identificados pela Folha no Painel de Viagens, 20 tiveram como destino Fortaleza. Outro foi para Juazeiro do Norte, também no Ceará. Em todos os casos o retorno foi depois do fim de semana.
Procurado, o MCTI afirmou que “os deslocamentos foram realizados, estritamente, para o cumprimento de agendas relacionadas às atividades e aos compromissos decorrentes do seu cargo”.
O grande número de viagens para o Ceará aconteceu, explicou a pasta, porque, por Arruda ser do estado, “ele recebe muitos convites de universidades, centros de pesquisa, secretarias de estado, governo local, etc. com pautas inerentes à sua atuação no MCTI”
Com Folha de S. Paulo