A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (26) três mandados de busca e apreensão nas cidades de São Vicente do Seridó e Campina Grande, na Paraíba. A ação faz parte da Operação Inside Out, que tem como objetivo combater os crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que a prefeitura destinou recursos públicos federais na ordem de R$ 627.283,24 para uma empresa de fachada que foi contratada para construir uma Unidade Básica de Saúde.
As investigações da PF, no entanto, constataram que no local da sede da empresa contratada estava instalada uma padaria. Além disso, não tinha nenhum funcionário registrado da obra da UBS no local.
Uma das buscas aconteceu na residência da ex-prefeita, Maria Graciete Do Nascimento Dantas, e do seu marido, o ex-secretário de transportes do município. Também foram feitas buscas em Campina Grande, nos bairros Jardim Tavares e Liberdade. Um dos alvos foi o genro da prefeita, que é ex-secretário de administração e dono da empresa alvo da investigação.
O desvio teria acontecido entre os anos de 2018 e 2020, totalizando pagamentos que alcançaram R$ 627.283,24. Boa parte destes recursos foi advinda do Fundo Nacional de Saúde (FNS).