O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde desta sexta-feira (30), a suspensão da rede X (antigo Twitter) no Brasil. O magistrado notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede em todo território nacional em no máximo 24h.
Moraes tomou a decisão após a empresa não obedecer a uma ordem do ministro de instituir um representante legal no país. Na quarta (28), Moraes deu 24h para o X atender essa determinação. O prazo venceu às 20h07 desta quinta-feira (29).
Lula critica Musk
Mais cedo, em entrevista ao programa Hora H, na Rede Mais Rádios e Rádio POP FM em João Pessoa, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, elevou o tom contra ao bilionário Elon Musk, dono do X, que desafia o sistema judiciário brasileiro.
“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição Brasileira e às leis brasileiras. Se a Suprema Corte toma uma decisão, ou ele cumpre ou vai ter que tomar uma atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que pode desrespeitar”, reagiu Lula.
O presidente disse que o empresário “não pode ficar ofendendo os presidentes, deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte”. “Ele pensa que é o que? E tem que respeitar a decisão da Suprema Corte Brasileira. Se quiser bem, se não quiser, paciência. Se não for assim esse país nunca será soberano. Não somos um país que tem complexo de vira lata”, avisou.