O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir com os chefes dos Poderes, nesta terça-feira (17), para debater os incêndios florestais no país. A ideia, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, é não tratar o tema como algo isolado no governo, mas sim como um assunto do Estado brasileiro.
“A reunião é para que façam um diálogo a partir desse diagnóstico e possam pensar de forma conjunta um compartilhamento de responsabilidades, à medida que existem ações que vão além da responsabilidade do governo federal”, disse o ministro.
A reunião está marcada para começar às 16h30. Foram convidados o presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Após a conversa, uma série de medidas devem ser anunciadas e implementadas ao longo da semana.
Apenas em setembro, o Brasil registrou quase 50 mil focos de incêndios, conforme monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A onda de incêndios aumentou a situação de seca e de baixa qualidade do ar pelo país.
No domingo (15), Lula sobrevoou a Floresta Nacional de Brasília, afetada por um incêndio de grandes proporções que já consumiu 700 hectares da área de proteção ambiental. A fumaça das chamas cobriu parte da capital federal, provocando a suspensão temporárias das aulas. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o incêndio.