Uma mulher de 29 anos foi presa em flagrante na manhã deste domingo (15) por abandono de incapaz no município de Damião, no Agreste da Paraíba. A acusada deixou quatro crianças menores de idade, a mais nova com 10 meses e a mais velha 10 anos que, segundo o delegado, seria portadora de deficiência, trancadas em casa durante a noite anterior.
A ação foi descoberta após uma denúncia anônima que levou os Conselheiros Tutelares até o local. Segundo relatos, as crianças estavam em estado de necessidade e fome. A acusada foi encontrada em um Parque de Vaquejada, apresentando sinais visíveis de embriaguez alcoólica.
O caso foi conduzido pelo delegado Décio de Souza Lima Filho, que classificou a situação como um “absurdo”, destacando a gravidade do abandono, ele enfatiza que as crianças só não ficaram com fome, porque os vizinhos conseguiram alimentá-los através de uma fresta.
A mãe foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos e responderá por abandono de incapaz. As crianças foram encaminhadas para os cuidados do Conselho Tutelar, que agora analisa a situação para determinar o melhor encaminhamento, enquanto a Justiça decide os próximos passos em relação à guarda dos menores.