O aplicativo Pardal recebeu cerca de 256 denúncias de irregularidades eleitorais na Paraíba nas duas semanas desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto.
O maior número de denúncias é de candidatos a vereador, com 145 registros, seguidos por 55 denúncias relacionadas a coligações e partidos.
João Pessoa lidera em número de denúncias, com 37 registros, seguida por Campina Grande com 24. As informações foram obtidas do portal Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta segunda-feira (2).
O aplicativo tem o objetivo de registrar infrações e irregularidades cometidas por candidatos a prefeito e vereador, bem como outras questões relacionadas às campanhas eleitorais em todo o estado.
Confira as cinco cidades com mais denúncias:
- João Pessoa – 37 denúncias
- Campina Grande – 24 denúncias
- Santa Rita – 17 denúncias
- Catolé do Rocha – 12 denúncias
- Mogeiro – 11 denúncias
Como denunciar: Para fazer uma denúncia, é necessário baixar o aplicativo Pardal nas lojas de aplicativos do seu smartphone e acessar com login do gov.br ou do E-título. Em seguida, selecione “criar denúncia”, informe o tipo da denúncia, envie uma foto ou áudio e descreva o motivo. É possível também informar o partido do candidato envolvido na irregularidade.
Sobre o Pardal: Criado em 2014 para as eleições federais, o aplicativo permite aos eleitores denunciar crimes e irregularidades eleitorais de forma anônima, como propaganda irregular, compra de votos ou abuso de poder econômico.
Informações: ClickPB