A Receita Federal do Ceará interceptou, nesta sexta-feira (20), uma carga contendo 66 quilos de barbatanas de tubarão-azul. O produto saiu de João Pessoa, com destino a São Luís, no Maranhão, quando foi identificado em Fortaleza. A mercadoria é avaliada em R$ 1 milhão.
De acordo com a Receita Federal, a mercadoria estava monitorada desde a saída em João Pessoa. A suspeita é de que seria despachada ilegalmente para o Oriente, através do Porto de São Luís.
A atividade pesqueira direcionada é proibida no Brasil, para a captura de tubarões. Apenas animais capturados incidentalmente podem ser comercializados no país. O item é iguaria nobre da culinária oriental, tendo um alto valor no comércio ilegal, chegando a U$ 3 mil dólares o Kg, no mercado mundial.
A Receita Federal ainda ifnromou que a carga será entregue ao Ibama para adoção de providências administrativas. Além disso, toda a documentação será encaminhada às autoridades policiais para individualização das condutas e responsabilização criminal dos envolvidos.