O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a viagem que faria à Rússia neste domingo, após sofrer um acidente doméstico no sábado (19), conforme orientação médica. A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência informou que o presidente sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital, que resultou em um corte na parte de trás da cabeça.
De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada enquanto estava com a primeira-dama Janja da Silva. Ele foi atendido no hospital no sábado e liberado no mesmo dia, mas retornou no domingo para um acompanhamento programado. O ferimento exigiu que o presidente levasse cinco pontos.
Os médicos, liderados pelo Dr. Roberto Kalil Filho e a Dra. Ana Helena Germoglio, recomendaram que o presidente evitasse viagens de longa distância, o que resultou no cancelamento de sua ida à Rússia para participar da Cúpula do Brics. Apesar disso, Lula deve manter sua agenda de trabalho em Brasília e participar da cúpula de forma remota, via videoconferência.
O evento, que inicialmente seria presencial, contaria com a participação de ministros brasileiros como Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). A presença física desses ministros na cúpula ainda é incerta.
Lula também aproveitaria a viagem para discutir a reforma da governança global, com foco no Conselho de Segurança da ONU e na busca por formas de os países do bloco dependerem menos do dólar em suas transações comerciais. O Brasil assumirá a presidência do Brics em janeiro de 2025.