O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (6), na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. Depois de votar, o presidente falou com a imprensa sobre suas expectativas para os resultados das eleições.
“A minha votação hoje eu quero que simbolize hoje para o povo brasileiro, a possibilidade da gente escolher aquilo que a gente escolhe de melhor. É importante que a gente saiba o que a pessoa fez ontem, ontem de ontem, durante sua vida inteira (…) É com essa fé que eu estou votando, que eu estou com meu candidato a prefeito, candidato a vereador, sempre na perspectiva de que enquanto existir democracia, existirá o direito do povo escolher, para o bem e para o mal”, disse, em entrevista coletiva.
Lula votou acompanhado de candidatos à prefeito das cidades de São Bernardo, Diadema, Mauá e Santo André, além da esposa Janja e dos ministros Alexandre Padilha e Luiz Marinho.
A Rua Maria Azevedo Florence, onde fica a escola do presidente, amanheceu interditada com a presença de seguranças e da Polícia Militar. O chão do local estava coberto de santinhos de candidatos à Prefeitura e à Câmara de São Bernardo do Campo. Alguns moradores foram vistos varrendo parte do material espalhado e descartando os papéis, numa tentativa de limpar as ruas.
Roubo
Lula também lamentou o roubo do veículo da comitiva do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, ocorrido na tarde desta sexta-feira (4). O crime foi cometido por homens armados, no local onde fica a escola na qual vota o presidente.
Equipes de segurança estavam no endereço para realizar uma checagem de segurança antes de o presidente votar nas eleições municipais em um procedimento considerado padrão.