Após um desabastecimento entre 16 e 22 de outubro, 1,2 milhão de vacinas contra a Covid-19 estão sendo distribuídas para os estados brasileiros, incluindo a Paraíba. A previsão é que as doses cheguem a São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco a partir desta quarta-feira (23), com a expectativa de que todos os estados recebam suas vacinas até 25 de outubro.
O Ministério da Saúde também está realizando uma nova compra de 69 milhões de doses, garantindo o abastecimento pelos próximos dois anos. Essa aquisição resultará em uma redução de 28% no preço da dose, que é de aproximadamente US$ 7 no Brasil, em comparação com até US$ 30 nos EUA.
No entanto, em 2023, ao assumir a gestão, o Ministério da Saúde enfrentou desabastecimento de vacinas, incluindo a Covid-19 pediátrica, BCG, Hepatite B, Poliomielite oral e Tríplice Viral. Para assegurar a imunização infantil, algumas vacinas foram substituídas por alternativas. Uma aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses da vacina contra varicela está prevista para chegar em novembro, junto com 6,5 milhões de doses contra febre amarela.
Entenda o caso:
Os postos de saúde na Paraíba haviam resgistrado, a falta de doses da vacina contra a Covid-19 e varicela (catapora). Em setembro, o último lote da vacina Covid-19 foi recebido, com validade até 18 de outubro, resultando no esgotamento dos estoques. Após essa data, não havia previsão de novos envios pelo Ministério da Saúde.
Além disso, a Paraíba enfrentou escassez de vacinas contra varicela, com o último lote recebido há cerca de dois meses.