Presente em sete cidades paraibanas, as tropas federais não registram ocorrências até às 10h deste domingo (06). A informação do general Alessandro da Silva, comandante do 1º Grupamento de Engenharia, é que o pleito está ocorrendo com naturalidade no estado.
As tropas estão mobilizadas nas cidades de Bayeux e Cabedelo – na Região Metropolitana de João Pessoa – Itabaiana, Fagundes, São Bento, Paulista e Pombal. “Todas as informações que recebemos de militares, desdobrados nos terrenos, é que o pleito eleitoral nos municípios onde nos encontramos está transcorrendo na maior naturalidade possível”, garantiu.
“Nós totalizamos cerca de 750 militares trabalhando, hoje, diretamente para promover um ambiente seguro e estável para o pleito eleitoral”, disse o general. “A presença dos miliares do Exército Brasileiro é para reforçar ainda mais as forças de segurança do estado para que toda a população paraibana possa se deslocar com tranquilidade até os seus locais de votação e exercer seu direito ao voto”, acrescentou.
O general explicou ainda que, caso seja detectado algum crime eleitoral pelos militares – ou seja denunciado algum crime para os militares -, as tropas acionarão os órgãos de segurança pública para que estes possam intervir diretamente e fazer a apreensão, caso seja necessário.
Sobre a presença das tropas nas cidades, o general afirmou que ela deve seguir até o fim das eleições. “A nossa missão deve garantir a votação e a apuração, então as nossas tropas estão mobilizadas até o final da apuração”, lembrou o comandante do 1º Grupamento de Engenharia.