Um acidente envolvendo duas motos foi registrado na noite desta quinta-feira (31) no bairro Mangabeira VII, na Zona Sul de João Pessoa. De acordo com o enfermeiro Wesley, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu as vítimas, uma delas foi trazida por ele em uma Unidade de Suporte Básico, enquanto a outra chegou em uma outra ambulância.
O acidente ocorreu após uma colisão moto-moto, quando um dos motociclistas, identificado como Humberto José, de 35 anos, tentou desviar de um carro que estava parado. O enfermeiro relatou que, ao chegar ao local, as duas vítimas apresentavam lesões significativas. “A gente pediu apoio do Corpo de Bombeiros, pois havia uma vítima em estado mais grave”, explicou.
Humberto, que pilotava uma das motos, sofreu uma amputação traumática do membro superior esquerdo e teve uma laceração profunda no pé esquerdo, com sangramento ativo, conforme relatou o enfermeiro. A equipe do Samu estabilizou o sangramento e prestou os primeiros socorros antes de encaminhá-lo para o hospital.
A segunda vítima, também motociclista, apresentava uma fratura no membro superior esquerdo, mas estava consciente e orientada durante o atendimento. Ambas as vítimas foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
O cirurgião plantonista informou que fará o possível para salvar o dedo do membro inferior de Humberto, mas, lamentavelmente, um dos dedos do membro superior foi perdido devido à gravidade das lesões.
O socorrista aproveitou a oportunidade para alertar os motociclistas sobre os riscos de alta velocidade e a importância da segurança no trânsito. “Infelizmente, temos visto muitos motoqueiros fazendo ultrapassagens perigosas. É crucial que, ao realizar entregas, os motociclistas priorizem a própria segurança, pois a vida é mais importante do que qualquer entrega”, afirmou.
O Samu de João Pessoa reforçou que está sempre à disposição para atender, pedindo que em casos de emergência, a população ligue para o número 192. O enfermeiro agradeceu aos presentes no local do acidente, que ajudaram a isolar a área e a facilitar o atendimento às vítimas.
De janeiro a agosto de 2024, os hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande registraram mais de 10 mil atendimentos relacionados a acidentes de moto. De acordo com dados da unidade hospitalar da capital, são atendidos, em média, 25 pacientes por dia vítimas desse tipo de acidente. Em Campina Grande, os atendimentos realizados até agosto deste ano já correspondem a 61% do total registrado em 2023.