Um levantamento chamado “perfil das áreas urbanas no Brasil”, feito pela rede MapBiomas, apontou que João Pessoa ocupa o 15º lugar no ranking de capitais com mais área verde, proporcionalmente, nas áreas urbanas e território.
De acordo com o levantamento, em 2003 o percentual da capital paraibana era de 7,4%. Em 2023, esse número subiu e atingiu 17,1%. Das 27 capitais brasileiras, 19 ganharam um percentual a mais de vegetação em suas áreas urbanas, enquanto as outras oito perderam.
Proporcionalmente, Rio Branco é a capital que tem mais área verde: 32,8%. Já Natal é a capital com menor vegetação. Em termos absolutos, a capital com maior vegetação urbana é o Rio de Janeiro, que tinha 12.961 hectares em 2023. Já Macapá, é a que tem menos: 1.063 hectares.
Segundo Mayumi Hirye, coordenadora da equipe Urbano do MapBiomas, o mapeamento inclui as áreas de vegetação urbana nas cidades como parques, praças e áreas privadas com vegetação, além de fragmentos de vegetação que são as áreas que o crescimento das cidades incorpora.
O levantamento do MapBiomas traz mapas anuais de cobertura e uso da terra. Ele é produzido em um trabalho colaborativo de mais de 100 pesquisadores de universidades, ONGs e empresas de tecnologia do Brasil.