O Governo Federal anunciou, por meio do Ministério da Educação, que a edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a contar com cotas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas localizadas em áreas rurais.
A medida tem como objetivo promover a equidade e ampliar a inclusão, proporcionando mais oportunidades para alunos de regiões que atendem, em sua maioria, à população do campo, como agricultores familiares e pescadores artesanais.
Para que os estudantes sejam elegíveis às vagas, será necessário comprovar que o ensino médio foi realizado em escolas públicas ou comunitárias situadas em áreas rurais. Caso as vagas destinadas a esses alunos não sejam totalmente preenchidas, elas serão remanejadas, com prioridade para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência.
A iniciativa, que se aplica tanto para cursos superiores quanto para cursos técnicos em instituições federais de ensino, é uma forma de garantir maior acesso à educação superior e técnica para as populações rurais, visando diminuir desigualdades regionais e promover uma maior integração social.