A Central de Transplantes da Paraíba registrou, terça-feira (17), a realização da 48ª doação de múltiplos órgãos de 2024. O procedimento ocorreu no Hospital de Trauma de João Pessoa, uma unidade vinculada à rede hospitalar do Governo do Estado.
O doador foi um jovem de 19 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, que estava internado na UTI. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação de órgãos, incluindo fígado, rins e córneas. Como resultado, cinco pacientes foram retirados da lista de espera.
Esta última doação também marcou a 19ª captação de órgãos realizada no Hospital de Trauma-JP em 2024, reforçando a unidade como a principal doadora de órgãos do estado.
A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, ressaltou a relevância das doações, destacando que, em média, uma doação tem sido realizada a cada semana neste ano. “Já contabilizamos 12 doações de corações em 2024, transformando vidas. A doação de órgãos não salva apenas vidas na Paraíba, mas também em outros estados, quando enviamos órgãos para lugares onde não há receptores compatíveis. Agradeço profundamente aos familiares que autorizam esse ato de solidariedade e à equipe médica pela dedicação”, afirmou.
Até o momento, foram realizados 262 transplantes no estado, com destaque para oito de coração, 31 de fígado, 19 de rim e 191 de córneas. Contudo, 691 pessoas ainda aguardam na lista de espera por órgãos ou tecidos, incluindo dois para transplante de coração, 33 para fígado, 202 para rins e 454 para córneas.