O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado nesta quarta-feira (4), mostrou que 51% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades matemáticas essenciais, como a tabuada. O estudo também apontou dificuldades na interpretação de gráficos simples e na realização de operações com números de três algarismos.
Com uma média de apenas 400 pontos em matemática, o Brasil ficou abaixo da média global de 503 pontos, ocupando uma das últimas posições entre os 64 países participantes, à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul. Esse desempenho significa que os estudantes brasileiros estão, em média, três anos escolares atrás de outros países.
Além disso, no 8º ano, 62% dos alunos não dominam conceitos básicos, como cálculo de áreas e interpretação de gráficos. A pesquisa também revelou que mais de 60% dos estudantes têm dificuldades com geometria e proporções. Em ciências, 42% não conseguiram responder corretamente questões sobre células e reações químicas.
A pesquisa ainda destacou o impacto negativo da formação de professores no Brasil. A baixa remuneração e as condições de trabalho da carreira docente dificultam a atração de bons profissionais, principalmente em áreas como matemática, o que contribui para o baixo nível de ensino nas escolas, especialmente as públicas. Isso também reflete na qualidade do ensino superior, com muitos alunos ingressando nas universidades com defasagem no aprendizado do ensino médio.