A Paraíba lança, nesta terça-feira (17), programa Recupera. O objetivo é combater o roubo e furto de celulares no Estado, inspirado em uma ação bem-sucedida do Piauí. O programa visa a apreensão e devolução de aparelhos celulares roubados ou furtados aos seus legítimos donos. Durante o lançamento, cerca de 500 aparelhos serão devolvidos.
O governador João Azevêdo (PSB) explicou que a ação tem como foco a recuperação de celulares e destacou o uso de um sistema eficiente já adotado no Piauí. Ele também enfatizou que a recuperação de aparelhos será feita imediatamente, com a devolução de 500 celulares aos proprietários.
O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, destacou o impacto do reforço no efetivo policial e nos investimentos em tecnologia, que têm sido fundamentais para a realização da operação. Rabelo também mencionou que a operação não apenas investiga os autores dos roubos, mas também os compradores desses aparelhos, ampliando a eficiência das investigações. A iniciativa visa reduzir o mercado de receptação de celulares roubados e melhorar a segurança pública no Estado.