As forças de segurança realizaram, nesta quinta-feira (12), uma operação focada no combate ao contrabando e à comercialização ilegal de cigarros na capital paraibana e na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. A ação, parte da 2ª Fase da Operação Retomada I, resultou em buscas, apreensões e reforçou o cerco a organizações criminosas que atuam na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
A operação, que contou com a atuação integrada da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, DEICOR/Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Natal, além de órgãos municipais como a SEMSUR e a STTU, cumpriu ao todo 17 mandados de busca e apreensão. Destes, três foram realizados em João Pessoa, onde grupos criminosos mantinham depósitos e operavam a distribuição do produto ilegal.
Durante as ações, foram apreendidas caixas de cigarros contrabandeados, veículos, celulares, computadores, notebooks e documentos contábeis, que serão analisados para aprofundamento das investigações. Os cigarros, por sua vez, serão destruídos após os trâmites fiscais.
Na capital paraibana, as autoridades focaram em locais identificados como pontos de armazenamento e distribuição, fortalecendo o combate à cadeia de fornecimento ilegal. A pena para o crime de contrabando pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multas.