Com quórum completo, os 19 vereadores de Santa Rita realizaram, nesta sexta-feira (9), a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. O vereador Epitácio Viturino (PP) foi eleito presidente em uma disputa acirrada contra Flávio Panta (PP), com 10 votos a 9.
Embora ambos sejam do PP, estavam em campos opostos. Epitácio foi o primeiro a se lançar na corrida à presidência e teve o apoio de parlamentares da oposição ao prefeito Jackson Alvino (PP). Já Flávio Panta, que entrou no “grupo dos 8” nesta sexta-feira, encabeçou a chapa concorrente, sendo ex-secretário do prefeito Emerson Panta, primo de Jackson Alvino.
A nova Mesa Diretora será composta ainda por:
- 1º vice-presidente: Irmão Josivaldo
- 2º vice-presidente: Wagner de Bebé (PSD)
- 3ª vice-presidente: Cleidinha de Digão (PDT)
- 4º vice-presidente: Dr. João Alves (PSDB)
- 1º secretário: Anderson Liberato (Mobiliza)
- 2º secretário: Clóvis de Loi (MDB)
- 3º secretário: David Santana (PT)
- 4º secretário: Alisson Gomes (Republicanos)
Entenda a polêmica
A eleição aconteceu após duas tentativas frustradas. A primeira foi em 1º de janeiro, quando oito parlamentares aliados ao prefeito Jackson Alvino deixaram a sessão, quebrando o quórum necessário. A segunda tentativa, em 8 de janeiro, também foi frustrada pelos mesmos parlamentares, que utilizaram uma alteração no Regimento Interno para exigir um quórum de 13 vereadores, que não foi alcançado nas duas ocasiões.
Porém, com a decisão do desembargador José Guedes Cavalcanti Neto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, que suspendeu a mudança no Regimento, o grupo fiel a Alvino decidiu participar da eleição. Esse grupo é formado por vereadores como Anésio Miranda (PP), Bruno O Filho de Cicinha (PP), Flávio Panta (PP), Marinaldo (PP), Jaqueline Justino (PSD), Lemoel Ludovico (DC), Boquinha Filho de Walter Cruz (PDT) e Otávio Bernardino (PDT).
A eleição, agora definida, marca o início de uma nova fase para a Câmara Municipal de Santa Rita.