O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em coletiva que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 segue sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas já estão disponíveis na Página do Participante, no site do Inep. No entanto, o acesso à plataforma está apresentando instabilidade, e é necessário fazer login utilizando CPF e senha no gov.br. Caso o candidato tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la diretamente no site.
Calendário
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirá inscrições de 17 a 21 de janeiro, e o edital já foi publicado. A primeira chamada será feita no dia 26 de janeiro, com matrículas nas instituições de 27 a 31 de janeiro. Já o período de inscrição para a lista de espera será de 26 a 31 de janeiro.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) também abre inscrições de 24 a 28 de janeiro. A primeira chamada ocorrerá em 26 de fevereiro, com a segunda chamada prevista para 26 de março. A lista de espera será realizada nos dias 25 e 26 de março.
Ainda será oficializado o edital do FIES, com inscrições de 4 a 7 de fevereiro e resultado divulgado em 18 de fevereiro. A lista de espera acontecerá de 25 de fevereiro. O FIES Social, que garante até 100% de financiamento, também está disponível para os estudantes.
Camilo Santana destacou que o calendário foi acelerado para permitir que os estudantes tenham acesso às universidades ainda no primeiro semestre de 2025.