O prefeito reeleito de Conceição, no Sertão da Paraíba, Samuel Soares Lavor de Lacerda (Solidariedade), fez escolhas polêmicas para a composição do alto escalão da sua equipe de governo. Isso porque ele nomeou como secretários o pai e a esposa.
Francisco Ives de Lacerda, pai de Samuel, foi nomeado para ser Chefe de Gabinete do Executivo. Enquanto que a esposa de Samuel, Ingrid Dantas Marques Chaves Rodrigues, foi escolhida para comandar a Secretaria de Direitos e Políticas Públicas da Mulher.
A cidade, que tem 18 mil habitantes, tem como vice-prefeita Nena Diniz (PP) que se mantém no cargo há 12 anos. Ela tem acompanhado as gestões de Samuel e do tio dele, Nilson Lacerda.
Prefeito alvo do MPE
Em dezembro do ano passado, o promotor Levi Emanuel Monteiro de Sobral, do Ministério Público Eleitoral, encaminhou um parecer à 41° Zona Eleitoral, opinando pela cassação do prefeito reeleito Samuel Lacerda (Solidariedade), e da vice, Nena Diniz.
O processo leva em consideração a ação, promovida pelo tio do gestor e candidato a prefeito, Marcílio Lacerda. A denúncia aponta gastos irregulares com o pagamento de empresa privada com recursos públicos que, teria atuado para promover o prefeito reeleito durante a campanha política, extrapolando os limites da publicidade institucional.
Além disso, o processo cita abuso de contratações temporárias em período vedado. O promotor diz, que apesar da justificativa de problemas financeiros apresentados pela própria gestão em 2023, houve aumento significativo no número de servidores.