As cidades de Sousa, Aguiar e Poço Dantas, no Sertão paraibano, registraram chuvas de mais de 100 milímetros nesta quarta-feira (15). A informação é do sistema de acompanhamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Nas últimas horas, o alto volume causou transtornos para os moradores como alagamentos e até queda de um muro do Hospital Regional de Sousa (veja aqui).
Ao Portal MaisPB, o coordenador da Defesa Civil de Sousa, Wesley Oliveira, informou que não há registro de desabrigados por causa das chuvas, mas que o órgão já mapeia as áreas de riscos no município por causa das previsões de mais chuvas na região. “Já estão sendo mapeadas as áreas de risco, com monitoramento da infraestrutura, Corpo de Bombeiros e secretarias”, disse ele.
“A gente está colocando o plano de ação de contingência em prática, que agrega secretarias, Polícia Militar e Defesa Civil para dar assistência a algo que for preciso”, completou Wesley.
Meteorologia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo para chuvas intensas, com ventos de até 100 km/h, para algumas cidades da Paraíba válido até esta quinta (16). Entre elas, Poço Dantas e Sousa que já registraram altos volumes de água nesta quarta (15). Veja a lista completa:
- Bernardino Batista
- Bom Jesus
- Bonito de Santa Fé
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Conceição
- Ibiara
- Joca Claudino
- Marizópolis
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Santa Helena
- Santa Inês
- São João do Rio do Peixe
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- Serra Grande
- Sousa
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis