O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou o balanço parcial das ocorrências com urnas eletrônicas nas eleições 2018. Ao todo, 97 urnas foram substituídas por apresentarem problemas técnicos. Uma diferença de 45 urnas a menos, em relação a última eleição de 2016, que registrou falhas em cerca de 142 urnas.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação – TRE-PB, José Cassimiro, explicou que um plano estratégico conseguiu substituir as urnas, em tempo hábil. “Todas as reclamações eram rapidamente sanadas com a substituição automática de urnas que apresentassem problemas de ordem física como a falha em teclados, na tela e demais ferramentas. Nossa estrutura de TI tinha toda a logística e ficava sempre em contato, dando o suporte nas seções de votação”, explicou.
Ele ainda destacou que as urnas passam sempre por uma criteriosa análise e sempre são renovadas. “Procuramos sempre comprar equipamentos novos. Isso permite que as falhas sejam reduzidas e consequentemente as manutenções também.”
Um balanço geral com os números das ocorrências será divulgado nesta quarta-feira (10), quando será finalizado o balanço com os números de atendimento que foram solicitados e os suportes para substituir urnas que tiveram falhas.