A cantora Danieze Santiago está sendo acusada de plágio por dois artistas portugueses. Uma das artistas que diz ter sido plagiada, Carolina Deslandes, divulgou um vídeo nas redes sociais na segunda-feira (7), onde afirma que a canção “‘Sou Eu a Louca”, gravada por Danieze, na verdade é sua, e teve o nome original “Vai lá” alterado. O vídeo de Carolina reagindo com humor ao suposto plágio viralizou.
Além de Carolina Deslandes, o português Diogo Piçarra também afirma que Danieze Santiago plagiou uma canção sua. A música “Saída de Emergência”, gravada no CD de Danieze, na verdade seria uma cópia da canção de Diogo.
Os artistas portugueses demonstraram surpresa com as canções gravadas por Danieze. Os dois gravaram vídeos ouvindo as músicas na voz da paraibana, e afirmaram que se trata de plágio. Apesar da acusação, eles aparecem dançando e curtindo as músicas no ritmo de forró romântico.
“DANIEZE SANTIAGO AMOR, isto no limite é um cover”, escreveu Carolina Deslandes.
Após a repercussão do vídeo de Carolina Deslandes, Danieze Santiago se pronunciou nas redes sociais. A paraibana afirmou que a publicação das músicas “foi um erro” de uma pessoa que trabalha em sua equipe, e que ela iria apenas cantar as músicas em shows. Disse também que não procurou os artistas portugueses porque não era o intuito dela se apropriar das canções.
“No CD promocional saíram duas músicas de origem portuguesas, só modifiquei algumas palavrinhas pra que elas encaixassem no nosso dialeto. Coloquei as duas músicas mas não eram pra ter sido subidas”, disse a cantora.
Danieze afirmou ainda que “outro erro” teria sido cometido por sua equipe ao creditá-la como compositora das canções, e revelou que um dos artistas portugueses teria a procurado e dito que se ela tivesse pedido autorização prévia teria recebido aval para publicação.
“Outro erro foi ter me colocado como compositora da músicas. Eles ficaram chateados, claro, porque eu não dei os créditos, um deles até falou ‘se vc tivesse pedido autorização eu tinha deixado’, mas não fui atrás porque não era meu intuito me apropriar”, afirmou.
A cantora finaliza o vídeo pedindo desculpas aos portugueses. Ela se comprometeu de tirar as músicas das plataformas digitais.
“Eu peço desculpas, foi um erro, não foi meu intuito chatear ninguém nem roubar obra intelectual de ninguém (…) Todo ser humano está sujeito a erros então peço perdão. Vou tirar tudo das plataformas digitais, e vou falar com a cantora pedindo desculpa”, afirmou.
Pouco depois do pronunciamento, Danieze voltou a divulgar o CD promocional que tinha as músicas. Na manhã desta terça-feira (8), o CD não estava mais em plataformas como o Spotify.
Quem é Danieze Santiago
Danieze Santiago tem 25 anos e é natural de Uiraúna, no Sertão da Paraíba. Sua voz ficou conhecida em várias cidades Nordeste afora após o auge com a banda A Loba, em meados de 2017. Na época, sucessos como “Te Traí” e “Mentiroso” projetaram a artista, que tempos depois seguiu carreira solo.
Atualmente Danieze Santiago segue fazendo shows em carreira solo e colecionando bons números nos principais aplicativos de música. O clipe de “Alô”, sucesso na voz da paraibana, soma mais de 16 milhões de visualizações.
Em novembro de 2021, a cantora se envolveu em uma polêmica por conta da falta de organização de uma vaquejada onde cantou. O público relatou dificuldade em chegar até o local do evento, com trânsito e caminhadas de quilômetros.
Em julho de 2022, um show da cantora chegou a ser interrompido após um homem disparar vários tiros, em Duas Estradas, no Brejo paraibano.
A equipe de produção de Danieze informou que, apesar do susto, o show foi suspenso somente por 5 minutos, até os suspeitos serem identificados e presos. A apresentação aconteceu normalmente após o ocorrido.
Meses depois, em novembro do ano passado, a cantora sofreu um grave acidente no Ceará. Segundo a assessoria de imprensa da artista, ela e o marido voltavam de uma viagem rápida ao município de Itarema, que fica no Litoral Oeste do Ceará, próximo a Sobral, quando se envolveram no acidente. Com o impacto, o carro da cantora saiu da pista e parou em uma parte de mata às margens da rodovia.
O motorista do outro veículo não resistiu aos ferimentos e morreu. Já Danieze e o marido foram socorridos para um hospital próximo ao local do acidente, e em seguida foram transferidos para um hospital na capital cearense Fortaleza.
A artista se recuperou e seguiu fazendo shows pelo Brasil.