Oasis está de volta. Liam e Noel Gallagher anunciaram oficialmente, nesta terça-feira (27), a volta de uma das bandas de rock mais influentes e populares dos anos 1990, confirmando especulações dos últimos dias. Para marcar o retorno dos irmãos, o grupo, de sucessos como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”, fará shows na Irlanda e no Reino Unido, em julho e agosto de 2025.
A primeira lista de apresentações traz 14 shows, incluindo quatro na cidade natal de Liam e Noel, Manchester. Venda de ingressos começa no sábado (31). “É isso, está acontecendo”, escreveu o grupo em publicação nas redes sociais.
O Oasis afirmou, em nota, que, por enquanto, essas serão as únicas performances na Europa no ano que vem. A banda ainda informou que planeja datas da turnê “Oasis Live ’25” em outros continentes no segundo semestre de 2025.
“As armas silenciaram. As estrelas se alinharam. A grande espera acabou. Venha ver. Não será televisionado”, definiu o Oasis em comunicado, classificando os primeiros shows da turnê na Europa como “um dos maiores momentos ao vivo e ingressos mais disputados da década”.
Retorno após quase 15 anos
Uma das bandas líderes do britpop, na década de 1990, o Oasis começou em 1991. O enorme sucesso, com mais de 75 milhões de discos vendidos mundialmente, também ficou marcado por brigas e desentendimentos públicos entre os irmãos Liam, vocalista, e Noel, guitarrista e principal compositor.
O término durou quase exatos 15 anos. Em 28 de agosto de 2009, durante uma turnê, Noel anunciou que deixaria o Oasis “com alguma tristeza e grande alívio” porque “não conseguiria trabalhar com Liam nem mais um dia”.
Outra marca importante nesta semana: o disco de estreia da banda, “Definitely Maybe” (1994), completa 30 anos na quinta (29). Rumores de volta ganharam força após Liam escrever na rede social X (ex-Twitter), no último domingo (25), que nunca gostou da palavra “ex”.
Ainda no domingo, ele e Noel postaram o mesmo vídeo nas redes sociais, com a já conhecida identidade visual do Oasis e a data de 27 de agosto de 2024 em destaque.
Após a dissolução do grupo, em 2009, Liam, de 51 anos, formou a banda Beady Eye com os demais ex-integrantes do Oasis, em projeto que durou até 2014. Entre 2017 e 2022, ele lançou três discos solo.
Noel, 57, também seguiu carreira própria. Em 2010, formou a High Flying Birds, com quatro álbuns produzidos, sendo o mais recente de 2023.